sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cientologia: “religião” de celebridades tem seus segredos revelados em documentário

Cientologia: “religião” de celebridades tem seus segredos revelados em documentário
A Cientologia teve detalhes e segredos internos revelados por um documentário exibido no último domingo pelo canal de televisão norte-americano HBO.
O filme “Going Clear: Scientology and the Prison of Belief” (“Esclarecendo: Cientologia e a Prisão de Crença”, em tradução livre do inglês) mostrou alguns dos segredos do grupo religioso e fez sérias acusações contra seus líderes.
A Cientologia foi fundada no estado norte-americano da Califórnia na década de 1950 pelo escritor Ron L. Hubbard. Segundo informações da BBC, em alguns países – incluindo os Estados Unidos – a Cientologia é considerada uma religião, mas na França é vista como uma seita.
Dentre os segredos revelados pelo documentário, que foi feito a partir de um livro do premiado jornalista Lawrence Wright, estão o fato de que os membros da Cientologia são submetidos a abusos físicos e psicológicos.
Os adeptos da Cientologia são submetidos a um ritual de “desligamento”, quando são obrigados a cortar relações com amigos e parentes próximos que não sigam a mesma crença.
Muitos dos membros são submetidos a trabalhos forçados se forem flagrados descumprindo as exigências da “igreja”, e são enviados para um local chamado “The Hole” (“o buraco”).
Outro detalhe é a força política da “religião”, que conta com muitas celebridades de Hollywood entre seus adeptos, como por exemplo, os atores Tom Cruise e John Travolta. Para ser reconhecida como uma religião e ficar isenta do pagamento de impostos, os líderes da Cientologia fizeram um movimento de pressão à IRS – equivalente à Receita Federal no Brasil – e conseguiram ficar livres da tributação.
O documentário revelou ainda que, ao contrário da ampla maioria das religiões, a Cientologia só permite que os novatos conheçam seus segredos depois de um período, e mediante o pagamento de grandes quantias de dinheiro.
A cada pagamento, sobem um degrau dentro da estrutura da organização, e a ascensão completa na hierarquia leva anos. Um desses degraus é conhecido como “Operating Thetan III”, que é o nível que dá acesso a escritos do próprio Hubbard, fundador da crença. Nesses documentos, eles conhecem a divindade Xenu, “um ditador galático que há 75 milhões de anos teria trazido milhões de pessoas à Terra em naves espaciais, depositando-as em vulcões e aniquilando-as com bombas de hidrogênio”.
Por fim, o documentário revelou que fim do casamento de 11 anos entre Tom Cruise e Nicole Kidman foi causado pelos líderes da Cientologia, que viam na atriz um risco à “religião”, pois ela havia sido criada no catolicismo e é filha de um psicólogo, profissão vista como inimiga da “igreja”. O filme também destacou que o ator John Travolta não abandona a Cientologia por ter medo que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados ao público como forma de retaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário