segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vídeo que satiriza a Bíblia chega a 1,5 milhão de acessos


Vídeo que satiriza a Bíblia chega a 1,5 milhão de acessosVídeo que satiriza a Bíblia chega a 1,5 milhão de acessos
Os humoristas Fábio Porchat e Gregório Duvivier criaram em meados do ano passado o canal de humor ‘Porta dos Fundos’. Em pouco tempo tonou-se um dos maiores sucessos do Youtube no Brasil dos últimos tempos. No final de 2012 recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor programa de humor. Trata-se de algo inédito para uma programa que só pode ser visto na internet.
São dois vídeos curtos lançados por semana, com esquetes de humor sem preocupações com o “politicamente correto”. Entre os assuntos abordados está a religião.
O rosto mais conhecido grupo que faz o “Porta dos Fundos” é Fábio Porchat. O humorista participa de “A Grande Família” e do programa “Esquenta”, ambos da Globo. Eles já receberam convite para levar o quadro pra TV, mas acreditam que isso estragaria o formato.
“No canal, temos mais liberdade para falar palavrões e também citar assuntos que a televisão não permite. Ambas têm um ritmo diferente, elas são complementares”, explica Porchat.
Seu vídeo mais recente chegou a quase um milhão e meio de visualizações em 3 dias. Trata-se de uma piada com Moisés e a entrega dos 10 mandamentos. Rapidamente foi reproduzido milhares de vezes nasredes sociais e vem causando polêmica especialmente entre os cristãos. Católicos e evangélicos se dizem indignados pelo que consideram um questionamento da inspiração das Escrituras.
Nos mais de 14 mil comentários do vídeo no Youtube é possível ver todo o tipo de reação, desde apoio e risadas até quem considere uma blasfêmia e até condene os humoristas ao inferno. Um vídeo mais antigo deles mostrou Jesus sendo demitido do emprego numa carpintaria por ser “santo demais”.
Para quem tem dúvidas de que se trata de algo que visa especialmente os evangélicos por conta das polêmicas da última semana, a descrição do vídeo colocada por seus autores diz “Há seis mil anos, quando um cabeludão descia um morro carregando pedra, ele era considerado maneiro. Hoje em dia, isso é crime. Mas uma coisa nunca mudou: onde houver um “Silas Malafaia”, as “Marilias Gabrielas” vão atrás”.

Pastor reescreve a Bíblia em uma linguagem “freestyle”


Pastor reescreve a Bíblia em uma linguagem “freestyle”Pastor reescreve a Bíblia em uma linguagem “freestyle”
O pastor Ariovaldo Carlos Júnior, da Igreja Manifesto Missões Urbanas em Uberlândia (MG), lançou um projeto para mostrar o Novo Testamento de uma forma muito diferente: usando a linguagem moderna e com um pouco de humor.
Todos os dias ele posta no site www.bibliafreestyle.com.brum capitulo novo contando a mesma história, mas de uma forma de fácil entendimento fazendo algumas ressalvas para que os leitores possam compreender o fato narrado.
Para descrever o estilo de João Batista, por exemplo, o pastor Ariovaldo explicou que ele se vestia como os roqueiros do Sex Pistols. “João usava umas roupas ao estilo Sex Pistols. Peles de camelo e cinto de couro (provavelmente com spikes). E foi o pioneiro nesse papo de vegetarianismo, pois só comia mel e gafanhoto (que na verdade não é um inseto real, mas um tipo de grama que pula).”
Outro ponto que ganhou uma atualização para ajudar o leitor a visualizar a história foi o capítulo 14 de Mateus, quando Jesus multiplica os pães e alimentou 5.000 homens.
“No final todo mundo comeu até virar os zóio e ainda sobrou um montão. Mais de cinco mil pessoas comeram o Mc Lanche Feliz que Jesus providenciou.”
Bíblia Freestyle já atraiu muitos leitores que podem comentar os textos e interagir com o pastor.

MATEUS 14 - SEGUNDO A TRADUÇÃO DO PASTOR.

Herodes Antipas, que era governador daquela região, ouviu falar da fama de Jesus. Ele pensava que Jesus fosse João Batista ressuscitado, por causa das mágicas que Ele fazia. Pensava assim, por que tinha mandado matar João, por causa da mulher do seu irmão. Ele tava de olho na mulher do irmão, mas João havia chamado ele de pilantra e dito que não deveria ficar com ela. A solução que encontrou pra poder curtir sua malandragem era matar João, mas ele cagava de medo do povo, que considerava João como profeta.

Um dia, no aniversário de Herodes Antipas, o cara devia estar com a cabeça cheia de cachaça, quando então sua sobrinha fez um "pole dance" na festa. Herodes babou tanto, que acabou prometendo que daria àquela mulher o que ela quisesse. Como essa sua sobrinha era filha da mulher do seu irmão, ela já tinha sido orientada pela mãe pra facilitar a sem-vergonhice que queriam fazer. A garota pediu pra cortar a cabeça do João e entregar pra ela numa bandeja. Pois como o Herodes tinha prometido, teve que mandar matar João. Os discípulos de João enterraram o corpo e foram anunciar pra Jesus o que tinham feito com seu primo.

Jesus vazou dali quando recebeu essa notícia triste. Mas o povo ficou sabendo onde ele estava foi atrás dele. Quando viu o tanto de gente que apareceu, Jesus sentiu a dor daquele povo sofrido e curou quem tava doente ali. Depois de um dia inteiro com aquela galera, os discípulos ficaram preocupados com o horário e recomendaram a Jesus mandar todo mundo embora, pois não havia nenhum McDonalds e nem padaria ali perto pra que pudessem comer. Então Jesus disse aos seus seguidores:

"Dá comida pro povo vocês mesmos, ué." Os discípulos dando uma de joãozinho sem braço, disseram que não tinha como, por que só tinham cinco pães e dois peixes. Então Jesus pegou os pães e os peixes e mandou a galera toda sentar. Olhando pro céu, abençoou aquele pouco rango e começou a repartir. Ele repartia com os seus seguidores e estes repartiam com o resto do povo. No final todo mundo comeu até virar os zóio e ainda sobrou um montão. Mais de cinco mil pessoas comeram o Mc Lanche Feliz que Jesus providenciou. Então mandou seus seguidores vazarem no barco, enquanto ele liberava a galera pra irem pra suas casas.

Depois de mandar todo mundo embora, Jesus subiu num morro pra orar sozinho. O barco com os seus seguidores já tava no meio do mar, quando então o vento e as ondas começaram a ficar fortes pra caramba. Aí os discípulos tavam lá, olhando pro nada, e quase morreram do coração quando viram Jesus andando em cima da água. Foi desespero total! Gritaria generalizada, igual quando uma barata voadora entra pela janela. E diziam: "É um fantasma!". Jesus riu e acalmou os caras: "Calmaaaa galera... sou eu. Não precisam ter medo. Vocês deviam ter visto a cara de vocês quando me viram! hahahaha".

Então Pedro, atrevido que era, pediu pra andar em cima da água também. E Jesus disse: "Pode vir!". Naquela hora, Pedro teve que fazer uma escolha. Como era pescador, sabia que era impossível andar em cima da água. Mas preferiu acreditar em Jesus do que naquilo que sabia e havia experimentado sua vida toda. Descendo então do barco, andou também em cima da água. Só que no meio do passeio, começou a lembrar de quantas vezes tentou fazer isso quando era criança e sobre como sabia que isso era impossível. O vento ficou mais forte e aí ele vacilou de vez e começou a afundar. Gritou: "Me salvaaaaaaaaaa Senhorrrrrrr!". Então Jesus pegou ele pelo braço e o tirou grandão: "Ô falta de fé, heim Pedro! Duvidou de mim por que?".

Entraram então no barco e o vento parou. A galera se borrou toda de medo e o admiravam profundamente, confirmando que ele era o filho de Deus de verdade.

Terminando a travessia, chegaram uma cidade chamada Genesaré. Lá curou um monte de gente doente, trazidas de todas as regiões próximas. A galera ali pedia pra poder encostar em Jesus, pois só de dar uma reladinha nele, já eram curados.

Ilustrações bíblicas dividirão a avenida com cenas de sexo e luxúria no carnaval paulista

Ilustrações bíblicas dividirão a avenida com cenas de sexo e luxúria no carnaval paulista
Nesse carnaval, encenações de cenas bíblicas terão destaque durante os desfiles das escolas de samba de São Paulo, onde encenações de passagens bíblicas e homenagens a grandes sambistas dividirão o mesmo espaço com cenas de sexo e luxúria.
O enredo da Mocidade Alegre vai falar sobre a “Tentação de ser Deus”, com uma ala que a escola de samba afirma ser uma versão do pecado original e vai encenar a tentação também com o que a Folha de S. Paulo chamou de um “Chapeuzinho Vermelho vestida de periguete”.
A tentação será também o tema da Tom Maior, que apresentará o enredo “Parque dos Desejos – O Seu Passaporte para o Prazer”. A primeira ala da escola usará a ilustração bíblica do jardim do Éden para falar de luxúria e prazer, como detalhou a escola de samba em seu site:
Agora você está no Éden.
Tudo é encantador. O sol brilha em sua plenitude. No céu pássaros a bailar.
Na terra flores, frutos, animais,… a imagem do éden.
Adão e Eva, os habitantes desse lugar. Foram criados por Deus e viviam as delícias do paraíso até o momento em que apareceu algo inesperado para eles: a presença de uma serpente.
A inocente Eva então seduziu-se pela “conversa convincente” da espertalhona cobra sedutora, e sendo a tentação uma insinuação mentirosa, ela deixa-se conduzir pela mentira, comendo o tal fruto proibido.
…Estava consumado o primeiro impulso do prazer, o “Pecado Original”. Segundo Gênesis!
A ala que vai utilizar a ilustração presente em Gênesis para falar de sexo será seguida ainda por uma série de outras “atrações”, que serão ilustradas com cenas de sexo de diferentes momentos da história.
Relatos do Gênesis estarão presentes também na apresentação da Vai-Vai. Com o tema “Vinhos do Brasil” a escola de samba vai trazer um carro com produtores da bebida fazendo a pisa das uvas, e também um carro Arca de Noé. De acordo com os carnavalescos, o objetivo da alegoria com a arca é lembrar que ela levou uma semente de uva, o que fez com que a fruta não acabasse com o dilúvio.

Profecia guardada no Vaticano prevê que o próximo Papa será o último e marcará a destruição da Igreja Católica; Para especialista, é o sinal do fim dos tempos

Profecia guardada no Vaticano prevê que o próximo Papa será o último e marcará a destruição da Igreja Católica; Para especialista, é o sinal do fim dos tempos
Após o anúncio de Bento XVI de que irá renunciarao papado no próximo dia 28 de fevereiro, alguns cristãos pararam para refletir a respeito das profecias do apocalipse e de um santo católico, chamado São Malaquias, que lista o próximo líder da Igreja Católica como o úlitmo a exercer o mandato como Papa.
Os textos de São Malaquias estão expostos no Vaticano, e tratam da sucessão dos Papas. Em suas previsões, o santo católico atribuiu pequenas frases como síntese do mandato de diversos papas, listados em sequência por ele.
Em 1139, ele divulgou uma lista com 112 pontífices que assumiriam o posto de líder máximo da igreja romana após o término do do pontificado do então Papa Celestino II, que ocorreu em 1143.
Há grandes similaridades entre as frases atribuídas por São Malaquias aos três papas mais recentes, e seus mandatos na prática.
Sobre João Paulo I, o 109º Papa da lista, a frase usada pelo santo para definir o mandato foi “De Medietate Lunae” (Da Meia-lua, em tradução do latim). A semelhança está no fato de que o nome do Papa João Paulo I era Albino Luciani, que significa luz branca. Este Papa exerceu o pontificado por apenas um mês, e faleceu em 1978. Eventos significativos na vida do Papa ocorreram em noites de meia-lua, segundo informações do O Dia Online.
Já o Papa João Paulo II, que exerceu o pontificado até 2009, quando faleceu aos 92 anos, ocupou o 110º lugar na lista de São Malaquias, que definiu o santo padre que ocuparia este posto com a frase “De Laboris Solis”, que traduzido do latim significa “Do trabalho do sol”, e foi interpretado como “aquele que vem do leste ou como o papa de um grande e prolongado trabalho”. Karol Józef Wojtyła, seu nome de batismo, nasceu na Polônia e exerceu o pontificado por 27 anos, o terceiro mais longo da história da Igreja Católica.
O 111º Papa da lista de São Malaquias, Bento XVI, foi definido como “Gloria olivae”, que significa “Glória das oliveiras”, um lema que faz associação à ordem fundada por São Bento, e que usa a oliveira como símbolo. O texto de São Malaquias indica que o pontificado do 111º Papa seria comparado ao de Bento XV, o 104º da lista e que ficou marcado como um adepto da paz, apesar de não ter conseguido evitar a Primeira Guerra Mundial.
A profecia diz ainda que o 111º Papa, Bento XVI, não conseguiria conter uma terceira grande guerra, que seria travada por nações árabes contra a região em que atualmente ficam os Estados Unidos da América, e na sequência, contra a Europa e a África. São Malaquias escreveu ainda que o 111º Papa seria morto durante essa guerra, em algum momento entre os anos de 2009 e 2010, o que não ocorreu.
Na lista de São Malaquias, o 112º Papa é o último listado e definido com um nome, ao invés de uma frase: “Petrus Romanus”, que significa Pedro, o Romano, nome do primeiro bispo de Roma, o apóstolo Pedro. Segundo a profecia de São Malaquias, o pontificado deste Papa terminará com o Juízo Final e o fim da Igreja Católica: “Pedro, o Romano, que vai alimentar as ovelhas através de muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruída e o juiz tremendo julgará o seu povo. Fim”, diz o texto, publicado na Wikipedia.
A interpretação de que o próximo Papa será o último da Igreja Católica também é compartilhada pelo estudioso Luiz Carlos Fernandes.
Entretanto, a interpretação de Fernandes para as profecias registradas na Bíblia compreende que onovo Papa será o anticristo: “Após a saída de Bento XVI que é o sétimo Rei e Papa, o Vaticano se dividirá em quatro governantes. Somente após isso virá o oitavo Rei e Papa. Na verdade não será humano, será um demônio personificando o falecido Papa João Paulo II, que com certeza foi o mais famoso em todos os tempos. Ele supostamente ressuscitará voltando da morte para a vida. Ele sim será o oitavo Rei e Papa o verdadeiro anticristo que a Bíblia revela e levará o mundo a perdição (Apocalipse 17)”, diz, fazendo referência ao fato de que desde a instituição do Vaticano como Estado, o novo Papa será o oitavo a ser eleito pelo conclave.

Papa Bento XVI anuncia que renunciará ao cargo no próximo dia 28/02 alegando questões de saúde; Cardeais brasileiros concorrem à sucessão

Papa Bento XVI anuncia que renunciará ao cargo no próximo dia 28/02 alegando questões de saúde; Cardeais brasileiros concorrem à sucessão
Após boatos veiculados pela imprensa internacional, o líder máximo da Igreja Católica, Papa Bento XVI anunciou que renunciará ao cargo no próximo dia 28 de fevereiro, por motivos que compreendem sua condição de saúde.
“Bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, afirmou Bento XVI, durante uma reunião no Vaticano entre cardeais católicos, nesta segunda-feira. A renúncia de Bento XVI acontece durante um dos períodos mais importantes da tradição católica, a quaresma.
Ontem, através de sua conta no Twitter, o Papa publicou uma mensagem lembrando do poder de transformação e perdão da graça divina: “Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova”.
twitter bento XVI
O cardeal Joseph Ratzinger foi eleito ao papado em abril de 2005, após a morte de João Paulo II aos 92 anos, e assumiu o nome de Bento XVI. “Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino”, justificou-se, perante aos pares do Vaticano.
Bento XVI é o quarto Papa a renunciar ao cargo na história da Igreja Católica, e o mais recente a deixar o posto em vida foi Gregório XII, em 1415, segundo informações do portal Terra. O Código de Direito Canônico prevê que um Papa pode renunciar ao cargo, porém, ressalta que a decisão deve ser clara e específica, e nenhum dos cardeais da Igreja Católica pode aceitar a decisão: “Se o Romano pontífice renunciar a seu ofício, requer-se para a validade que a renúncia seja livre e se manifeste formalmente, mas que não seja aceita por ninguém”, define o cânone 332.2, que é a única fonte legal de referência para o assunto.
Em seu papado, Bento XVI reforçou a pregação católica em torno das questões morais, e pregou abertamente contra a prática homossexual, reprovando o casamento entre pessoas do mesmos sexo.
O irmão mais velho do Papa, Georg Ratzinger, afirmou que “a idade oprime”, e que agora seu “irmão quer mas tranquilidade a esta idade”.
O primeiro-ministro italiano Mario Monti declarou que ficou “muito alterado por conta desta notícia inesperada”. A conversa com os jornalistas aconteceu durante um congresso em Milão.
Em Brasília, a Arquidiocese declarou em nota, através do padre José Emerson Barros Cabral, que “recebe, com surpresa, a notícia da renúncia do Santo Padre. Em ligação telefônica com o cardeal Dom João Braz de Aviz, diretamente de Roma, confirmamos que a renúncia se dará no dia 28  de fevereiro após uma convocação do próprio Santo Padre. Convidamos toda a Arquidiocese para estar em oração com o Santo Padre nesse momento em que a Igreja mais precisa do seu Pastor”.
Na França, o presidente François Hollande considerou a decisão de Bento XVI como “respeitável”, e ressaltou que a escolha deve ser vista e entendida dentro de seus âmbitos: “Não me cabe fazer comentários sobre essa decisão que pertence à igreja. Não tenho que dizer se está correto. É uma decisão que reflete uma vontade que tem que ser respeitada”, pontuou.
Em Israel, o chefe rabino Yona Metzger declarou que “durante seu período [como papa] houve a melhor relação possível entre a igreja e o rabinato e nós esperamos que essa tendência continue”. Metzger ainda desejou “boa saúde e longos dias” a Bento XVI, de acordo com informações do G1.
Na Alemanha, país de origem do Papa, o porta-voz do governo Steffen Seibert afirmou que a decisão deve ser compreendida e aceita: “O governo da Alemanha tem o maior respeito pelo santo padre, pelo que fez, e por sua contribuição ao curso de sua vida na Igreja Católica. Ele tem sido a cabeça da Igreja Católica pelos últimos oito anos. Deixou uma assinatura pessoal como um pensador e chefe da igreja, e também como pastor. Quaisquer que sejam suas razões, devem ser respeitadas”.
Bento XVI tinha uma viagem programada ao Brasil, em julho deste ano, para participar da Jornada Mundial da Juventude, evento católico que será realizado no Rio de Janeiro, e que deve atrair fiéis de todo o mundo para as celebrações.
O próximo Papa deverá ser eleito até a Páscoa, com data limite para o dia 31 de março, segundo declarou o padre Frederico Lombardi: “Temos de ter um novo Papa na Páscoa”. O conclave para a eleição deverá ser feito entre 15 e 20 dias após a renúncia.
Cinco cardeais católicos brasileiros tem chance de suceder Bento XVI, segundo declarações do bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida e ex-reitor do Santuário Nacional, monsenhor Darci Nicioli, ao G1.
“Todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos e podem votar na escolha do novo Papa, mas sabemos que depende do espírito santo. Por isso, vamos rezar muito para que seja nomeado o melhor cardeal”, declarou Nicioli.
Os cardeais brasileiros em condições de disputa para o papado são dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Cláudio Hummes, de 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo, dom Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo, dom João Braz de Aviz, de  66 anos, que vive em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos na cidade, além de dom Geraldo Majella Agnelo, atual arcebispo de Salvador (BA).