sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em nova e severa crítica à Igreja Católica, papa Francisco propõe uma das maiores reformas no Vaticano

Em nova e severa crítica à Igreja Católica, papa Francisco propõe uma das maiores reformas no Vaticano
A urgência por mudanças que o papa Francisco enxerga na igreja que dirige ficou estampada em sua primeira Exortação Apostólica publicada nesta terça-feira, 26 de novembro.
O documento “Evangelii Gaudium do Santo Padre Francisco aos Bispos, Presbíteros, Diáconos, às Pessoas Consagradas e aos Fiéis Laicos sobre o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual” contém 200 páginas escritas de próprio punho pelo papa.
“Desejo dirigir-me aos fieis cristãos para convidá-los a uma nova etapa de evangelização marcada por esta alegria e indicar direções para o caminho da Igreja nos próximos anos”, introduziu o papa no texto que propõe a maior reforma da Igreja Católica em pelo menos meio século.
A intenção, segundo Francisco, é levar a Igreja Católica a “recuperar o frescor original do Evangelho” usando “novas formas” e “métodos criativos”. De acordo com o pontífice, o catolicismo deve mudar: “Precisamos de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como elas são”, disse, antes de deixar claro que pretende “reformar as estruturas eclesiais” para que “todas se tornem mais missionárias”.
A característica do Vaticano também deverá sofrer alterações e passar por uma “saudável descentralização”, a fim de tornar a Igreja Católica mais dinâmica.
O papa surpreendeu ao sugerir que os clérigos da Igreja Católica entendam que sua confissão de fé não é a única forma de praticar o Evangelho: “O cristianismo não dispõe de um único modelo cultural e o rosto da Igreja é multiforme”, observou. “Não podemos esperar que todos os povos, para expressar a fé cristã, tenham de imitar as modalidades adotadas pelos povos europeus num determinado momento da história”, disse o papa, sutilmente, antes de acrescentar que os teólogos precisam ter em mente “a finalidade evangelizadora da Igreja”.
Sua posição de liderança também deve ser revista, a fim de realizar a “conversão do papado para que seja mais fiel ao significado que Jesus Cristo quis dar-lhe e às necessidades atuais da evangelização”.
Os dogmas do catolicismo também foram alvo de reflexões do papa Francisco: “Nesta renovação não se deve ter medo de rever costumes da Igreja não diretamente ligados ao núcleo do Evangelho, alguns dos mais profundamente enraizados ao longo da história”, escreveu.
Com a preocupação de frisar sua intenção de ver a Igreja Católica mudando de postura, Francisco disse preferir “uma igreja ferida e suja por ter saído às estradas, em vez de uma igreja preocupada em ser o centro e que acaba prisioneira num emaranhado de obsessões e procedimentos”. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o papa foi objetivo: “Precisamos de igrejas com as portas abertas” para que os fiéis que buscam a Deus não encontrem “a frieza de uma porta fechada”.
“Nem mesmo as portas dos Sacramentos se deveriam fechar por qualquer motivo”, pontuou, antes de criticar severamente a postura adotada por muitos sacerdotes católicos a respeito da inclusão: “A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e um alimento para os fracos”.
As críticas também se estenderam às disputas por poder nas hierarquias da Igreja, que levam, segundo Francisco, os sacerdotes à ceder às “tentações”, o que sempre resulta numa perda de sentido da fé: “A maior ameaça é o pragmatismo incolor da vida cotidiana da Igreja, quando na realidade a fé vai se desgastando”.
Mulheres
Desde a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco vem falando sobre a importância de abrir espaços para as mulheres trabalharem na Igreja Católica de forma mais abrangente.
No documento desta terça-feira, o pontífice foi mais direto em sua posição sobre o assunto, embora não tenha definido quais seriam as funções destinadas às mulheres.
“Ainda há necessidade de se ampliar o espaço para uma presença feminina mais incisiva na Igreja, nos diferentes lugares onde são tomadas decisões importantes”, pediu. “As reivindicações dos direitos legítimos das mulheres não se podem sobrevoar superficialmente”, acrescentou.
Aborto
A postura cristã a respeito do aborto é de lutar contra a prática, independentemente da confissão de fé. E o papa Francisco sugeriu que se existem pessoas esperando uma mudança nessa questão, estão enganados.
“Entre os fracos que a Igreja quer cuidar estão as crianças em gestação, que são as mais indefesas e inocentes de todos, às quais hoje se quer negar a dignidade humana”, lamentou o papa. “Não se deve esperar que a Igreja mude a sua posição sobre essa questão. Não é progressista fingir resolver os problemas eliminando uma vida humana”, definiu.
Economia
“O atual sistema econômico é injusto pela raiz”, disse o papa, mostrando preocupação: “Esta economia mata porque prevalece a lei do mais forte”.
Lamentando a forma como o capitalismo atual leva os mais pobres a continuarem em condições indignas, o papa observou que “os excluídos não são explorados, mas lixo, sobras” descartadas pelo sistema, a quem atacou firmemente: “Vivemos uma nova tirania invisível, por vezes virtual de um mercado divinizado onde reinam a especulação financeira, corrupção ramificada, evasão fiscal egoísta”.
Essas características estariam, na visão do papa, prejudicando a família, uma das instituições às quais o cristianismo visa preservar: “O individualismo pós-moderno e globalizado promove um estilo de vida que perverte os vínculos familiares”.
Contra isso, o papa apelou para que os cristãos não tenham medo de se envolver nos debates sobre políticas em geral, e que se empenhem em influenciar os grupos que tomam decisões a fim de garantir maior justiça social.
O pontífice foi bastante objetivo ao escrever que as lideranças eclesiásticas possuem “o direito de emitir opiniões sobre tudo o que se relaciona com a vida das pessoas” e que “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião à secreta intimidade dos fiéis”, e constatou: “Até que não se resolvam radicalmente os problemas dos pobres, não se resolverão os problemas do mundo”.
Intolerância religiosa
Francisco propõe um diálogo com o islamismo para que a matança de cristãos nos países de maioria muçulmana tenha um fim.
O papa disse fazer esse apelo “humildemente” aos países muçulmanos para que garantam a liberdade religiosa para cristãos que vivem em suas fronteiras, levando em consideração “a liberdade de que gozam os crentes do Islã nos países ocidentais”.

Bíblia virtual em 3D deve ser lançada em 2014

Bíblia virtual em 3D deve ser lançada em 2014Bíblia virtual em 3D deve ser lançada em 2014
O doutor Dan Warner é professor de Antigo Testamento e Arqueologia em diferentes seminários teológicos. Seu mais novo projeto é um tour virtual do antigo Israel, que permitirá que as pessoas conheçam a Terra Santa sem precisar sair de casa.
Desde 1999, ele vem trabalhando em uma “Bíblia Virtual em 3D”, que pretende oferecer a experiência de passeios virtuais a muitos dos lugares mencionados na Bíblia. Warner acredita que esse programa pode ajudar os cristãos a entenderem melhor como eram as terras bíblicas.
De acordo com a Baptist Press, Warner e sua equipe já concluíram projetos de reconstrução virtuais de quatro locais bíblicos, incluindo as cidades de Cafarnaum e Jerusalém no período em que Jesus viveu ali. Em 2014 mais projetos deverão estar concluídos. Mas esse é só o começo. “Nosso objetivo é criar todo o mundo antigo. Nós mal começamos”, comemora.
Warner explica que está próximo de conseguir unir sua experiência com escavações arqueológicas em Israel com os relatos bíblicos. O tour será parecido com os que o programas de mapas do Google oferece. Ele ainda não sabe como irá disponibilizar o software, pois foi preciso um alto investimento financeiro. Sua expectativa é oferecer em breve por um preço acessível a todos os interessados.
Já é possível ter-se uma ideia de como será essa Bíblia virtual através do material promocional disponibilizado no YouTube. ”Essas produções são baseadas em informações históricas e nas fontes arqueológicas mais recentes. Tudo com o que há de mais avançado em tecnologia de animação”, explica.


Quando estiver concluída, a Bíblia Virtual em 3D, poderá ajudar estudantes da Bíblia a vivenciar através de renderizações computadorizadas a experiência de andar pelas cidades e “testemunhar” eventos mencionados na Bíblia. Será como uma sala de aula de 180 graus, permitindo que os cristãos “mergulhem” nas narrativas bíblicas como se estivessem realmente lá.
“A arqueologia bíblica nos oferece uma janela para o contexto do mundo bíblico. Isso nos ajuda a perceber que [na Bíblia] eram pessoas reais, com vidas reais, em um lugar real. Eles viviam em casas, tinham famílias, tinham emprego… Isso nos ajudará a entender o texto bíblico através de materiais que apresentarão inclusive que coisas que não são mencionadas no texto bíblico.

CARACTERÍSTICA DE UM(A) VERDADEIRO(A) CRISTÃO(A) - O AMOR

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Papa mostra ossos que teriam sido do apóstolo Pedro

Papa mostra ossos que teriam sido do apóstolo PedroPapa mostra ossos que teriam sido do apóstolo Pedro
Na manhã do último domingo (24) o Papa Francisco mostrou publicamente os restos mortais que seriam do apóstolo Pedro. Guardados em uma caixa de bronze, os pequenos fragmentos de ossos foram exibidos para milhares de pessoas que estavam na Praça São Pedro aguardando pela missa que encerra o ano de celebrações no Vaticano.
Mais de 60 mil fiéis estavam na Praça que também recebeu 1.200 cardeais, patriarcas e arcebispos vindos de todos os países do mundo. Diante deles Francisco segurou a caixa, acenou com incenso e em seguida abaixou a cabeça em uma silenciosa oração.
O apóstolo Pedro é tido como o fundador da Igreja Católica por ter sido escolhido, segundo a tradição católica, por Jesus Cristo para ser a pedra onde seria construída a Igreja.
Em 1968 o papa Paulo 6º anunciou que as relíquias que estão guardadas na capela do apartamento papal foram de Pedro, uma declaração que sempre foi contestada por estudiosos.
A Igreja Católica garante que há testes científicos que apontam para probabilidades de que os ossos sejam mesmo do apóstolo de Jesus. Pela história Pedro foi crucificado em Roma nos anos de 64 e 70 onde hoje estão os jardins do Vaticano. A ossada que está guardada na caixa que Francisco mostrou pela primeira vez foi encontrada em 1940 embaixo da Basílica.