sábado, 4 de janeiro de 2014

BOM FIM DE SEMANA

Pesquisa revela segredos dos motivos que levam jovens a abandonarem a igreja durante a adolescência

Pesquisa revela segredos dos motivos que levam jovens a abandonarem a igreja durante a adolescência
O motivo que leva jovens a abandonarem seus vínculos com a igreja já foi tema de diversas pesquisas por parte de instituições que se dedicam a estudar o comportamento de religiosos. Os motivos variam conforme a geração que se torna alvo da pesquisa, mas sempre apontam para falhas da igreja.
Uma recente pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Integração das Igrejas à Família (NCFIC), nos Estados Unidos, revelou que a futilidade dos trabalhos de jovens nas congregações é o principal fator que leva ao abandono.
A época em que os jovens começam a abandonar suas igrejas coincide com as circunstâncias do ápice da adolescência e fim do Ensino Médio, fase conhecida por impulsos de desejo de transformação do ambiente ao redor.
George Barna, um dos pesquisadores cristãos mais conceituados nos Estados Unidos, presidente do Barna Group, afirma que a maior parte dos adolescentes voluntários para a pesquisa revelaram que foram se desligando de suas crenças aos poucos. O processo passa por deixar de frequentar a igrejas ou parar ler a Bíblia, até o desligamento completo da vida espiritual.
Entre os motivos mencionados pelos jovens para seu afastamento da igreja, a falta de ação dos grupos de jovens, a superficialidade e a imaturidade dos temas, reuniões e líderes desses grupos apareceu em primeiro lugar.
O porta-voz do NCFIC, Adam McManus, porta-voz observou que o comportamento dessa fase da vida contribui com a situação, e lembrou que adolescentes costumam dar mais atenção a amigos e namorados, do que à família e à igreja.
As experiências com sexo, drogas e álcool os distanciam ainda mais da convivência na igreja, segundo McManus, que destaca o contra-ataque das igrejas a respeito da situação, afirmando que a pesquisa é uma prova de que as lideranças estão atentas à situação e buscam encontrar soluções para o problema.