quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pastor Lucinho Barreto causa polêmica ao afirmar que “assim como fez Eva para Adão, Deus fez esposas para Caim e Abel”

Pastor Lucinho Barreto causa polêmica ao afirmar que “assim como fez Eva para Adão, Deus fez esposas para Caim e Abel”
Durante o seu programa “Nunca é Tarde”, o pastor Lúcio Barreto (mas conhecido como pastor Lucinho) da Igreja Batista da Lagoinha, respondeu à pergunta de um expectador sobre as esposas de Caim e Abel, afirmando acreditar que elas foram criadas da mesma forma que Eva. A resposta do pastor causou polêmica nas redes sociais, sobretudo por outros pastores, que afirmam que essa teoria é anti-bíblica.
Ao responder a pergunta, o pastor afirma existir três teorias sobre o tema. Uma delas, segundo ele, é a de que essas pessoas (as esposas) seriam outros seres que não humanos, como gigantes, extraterrestres ou até mesmo anjos. A segunda teoria apontada por Lúcio Barreto é a de que Deus já havia criado outros povos, antes de criar Adão e Eva, e que desses povos saíram as esposas de Caim e Abel.
Porém, o pastor afirma que a teoria na qual acredita e a de que “assim como Deus fez uma esposa para Adão, Deus fez esposas para Caim e para Abel”. Ele completa ainda sua teoria sobre o tema afirmando que “isso não está escrito na Bíblia”, mas que “a Bíblia com a gente quando ela fala, e Bíblia fala com a gente quando ela não fala”.
- Eu creio que Deus fez esposas, que Deus fez essas mulheres para Caim e Abel – ressaltou o pastor, afirmando ainda que assuntos que a Bíblia não aborda diretamente não deveriam preocupar os cristãos.
As afirmações do pastor motivaram uma série de críticas nas redes sociais, e por parte de outros pastores. Um dos questionamentos recorrentes, como destacado por Antognoni Misael, no site Púlpito Cristão é “se Deus teria feito estas duas mulheres já em pecado ou se após criá-las elas comeram do fruto proibido”.
Ao comenta a publicação do “Púlpito Cristão” sobre o vídeo, José Carlos da Silva citando Gênesis 5:4: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”.
- Como muitas pessoas se baseiam na sua própria ignorância, elas dizem que Adão e Eva só tiveram três filhos machos, não tendo como gerar a humanidade. Assim vemos que estas teorias falham, pois só na lei do Moisés e que o incesto é citado como pecado, pois Sarah era meia-irmã de Abraão. Nada nos impede de afirmar que os filhos de Adão e Eva casaram-se entre si – ressaltou Silva.
Em seu blog, o pastor Renato Vargens afirma acreditar que o pastor Lucinho está “absolutamente equivocado”, e lista uma série de explicações para refutar a teoria defendida pelo pastor da Igreja Batista da Lagoinha. Segundo Vargens “fundamentar ensinos fora da Palavra de Deus além de tendencioso pode promover heresias, mesmo porque, para nós, protestantes, as Escrituras devem ser a única e exclusiva regra de fé”.
- Não conheço nenhum teólogo ao longo da história que tenha defendido o ensino de Lucinho – afirma Renato Vargens, ressaltando que “pelas Escrituras chegamos à conclusão que a única resposta possível é que a esposa deste tenha sido sua irmã, sobrinha ou sobrinha-neta”.
Vargens cita também versículos como Gênesis 5:4, que levam a entender que Adão e Eva tiveram outros filhos, e diz que “ao afirmar que Deus criou mulheres para Caim e Abel, Lucinho demonstrou desconhecer as doutrinas fundamentais das Escrituras”.
- Se Deus criou mulheres para Caim e Abel, isto significa dizer que Deus criou mulheres perfeitas, sem pecado, que vieram a casar-se com homens pecadores. Incoerente isso não é verdade? Além disso, se a humanidade estava debaixo da maldição divina sofrendo as consequências do pecado original, como Deus iria criar “do nada” mulheres sem pecado para Caim e Abel? – questiona o pastor.
- Para nós protestantes, as Escrituras são por definição a única Palavra de Deus escrita como também a única expressão verbal das verdades de Deus publicamente acessível, visível, e infalível no mundo. A Bíblia possui suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e somente ela é o árbitro de todas as controvérsias – finaliza Renato Vargens.
Assista ao vídeo que motivou a polêmica:

Pastor Silas Malafaia descreve “hierarquia infernal” e diz que o “diabo é extremamente organizado” para atacar cristãos

Pastor Silas Malafaia descreve “hierarquia infernal” e diz que o “diabo é extremamente organizado” para atacar cristãos
No meio pentecostal, o mundo espiritual e a atuação dos anjos caídos é um tema muito recorrente. Expressões como “pisa na cabeça do inimigo”, “tá amarrado” e “queima, Jesus!” são muito usadas pelos fiéis e uma amostra de como a mensagem enfatiza “o outro lado”. Dentro desse contexto, o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, publicou um artigo descrevendo a “hierarquia infernal”.
“Imaginamos que o reino do mal seja uma bagunça, sujo e desorganizado, mas não é assim. Mesmo consciente de que é um derrotado, Satanás é altamente organizado. Existe uma hierarquia infernal. O diabo comanda espíritos malignos organizados em vários grupos: principados e potestades, príncipes das trevas e hostes espirituais, cada um com sua incumbência”, explicou Malafaia.
De acordo com o pastor, “os principados exercem autoridade sobre outros grupos de demônios que, por sua vez, comandam outros hierarquicamente inferiores”, como por exemplo, “as potestades, [que] representam outro nível na hierarquia, inferior ao dos principados, mas também muito poderoso, que comanda milhares de demônios”.
Malafaia afirma ainda que “os principados e potestades trabalham exclusivamente no mundo espiritual, para que o homem não veja a glória de Deus, não reconheça Jesus”, e os “príncipes das trevas atuam diretamente contra o Reino de Deus e a Igreja”.
“As hostes espirituais da maldade são formadas por tropas, exércitos de demônios, que estão prontos para atacar a qualquer hora e em qualquer lugar onde a batalha for mais renhida. Essas entidades malignas são enviadas a todo instante contra pessoas, grupos ou nações. Exercem autoridade também sobre os homens perdidos e sobre aqueles que rejeitam Jesus. O reino das trevas é tão organizado que não há divisão. Os demônios trabalham unidos. O próprio Jesus reconheceu isso em Mateus 12.25,26. Satanás é o príncipe deste século, e o mundo jaz no maligno”, escreveu Silas Malafaia.

Grupo cristão que defende poligamia, swing e sexo antes do casamento chega ao Brasil

Grupo cristão que defende poligamia, swing e sexo antes do casamento chega ao Brasil
Sexo antes do casamento é pecado. Essa é uma afirmação quase unânime no meio evangélico, e uma conduta condenada pela ampla maioria das igrejas. A afirmação é “quase unânime” porque há cristãos que entendem que o sexo antes do compromisso formal de casamento não é pecado.
Um dos grupos que se reúnem especificamente para tratar do assunto é o Cristãos Libertos, originalmente fundado nos Estados Unidos e que desembarcou no Brasil, como um movimento formado a partir de pessoas que juntam argumentos e relatos históricos para estabelecer um ponto de vista sobre o tema.
O grupo original, baseado nos Estados Unidos, define-se como uma fonte de “suporte e recursos para os cristãos que queiram superar tradições sem base bíblica”.
A bandeira que o grupo levanta envolve a promoção da “intimidade positiva e sexualidade, incluindo poligamia e swing, que é a troca de casais. “A nossa cultura tem sido influenciada por uma tradição cristã sexualmente repressiva que nega o desejo natural dado por Deus de se conectar emocionalmente e sexualmente com mais de uma pessoa, que é a essência do poliamor. A repressão tanto a experiência sexual e conhecimento resulta em uma sociedade excitada pela provocação do sexo, mas com poucas habilidades de intimidade ou conhecimento sexual”, diz um manifesto na página do grupo.
Como argumento, o grupo afirma que dentro das tradições atuais, “muitas pessoas não podem ser honestas sobre seus desejos”, e a poligamia “responsável” poderia promover a “satisfação dessa necessidade com dignidade e a honestidade nos relacionamentos”.
O manifesto do grupo pede que os defensores da monogamia e do sexo somente no casamento devem “pegar a Bíblia e mostrar onde ela prega isso”, e acrescenta que “se você examinar as escrituras e entender os textos originais em grego/hebraico, a história da interpretação bíblica e a influência do pensamento não-cristão na tradição cristã, você vai descobrir que você tem vendido uma mentira todos esses anos”.
Na página do grupo brasileiro no Facebook a afirmação direta e clara que a intenção da comunidade é “demonstrar que sexo antes e fora do casamento não é pecado”. No site do grupo, o tópico sobre fornicação afirma que “não existe absolutamente nada na Bíblia que proíba o sexo antes do casamento”, e atribui tal doutrina a um equívoco na tradução dos originais: “É uma das tradições feitas pelo homem para controlar as pessoas. A única referência está no Antigo Testamento e no Novo Testamento existe somente uma tradução errônea da palavra grega ‘porneia’, traduzida como ‘fornicação’ – uma mentira que não tem fundamento algum”.

“Venha o Teu Reino” é o novo CD de Davi Sacer

“Venha o Teu Reino” é o novo CD de Davi Sacer"Venha o Teu Reino" é o novo CD de Davi Sacer
O cantor Davi Sacer acaba de lançar o CD “Venha o Teu Reino” pela Som Livre. O álbum vem com 13 faixas inéditas que seguem a linha congregacional que o cantor adota desde o início de sua carreira.
“Venha o Teu Reino” foi gravado no Brasil e nos Estados Unidos e a pós-produção aconteceu nas cidades de Nashiville e Nova Iorque, tendo Kleyton Martins como produtor.
A esposa do cantor, Verônica Sacer, que também é artista da gravadora, faz participação especial neste álbum que conta com a participação dos músicos Dan Needhan, Eraldo Santos, Adson Sodré, Davidson Baketa, Dave Cleveland, Diego Venâncio, Luiz Moreira, Dennis Larbac, Marcos Ribeiro e Léo Cavalcanti.
Entre as faixas que fazem parte deste trabalho o cantor fala sobre a canção-título dizendo que ela é um clamor. “O nosso clamor é para que as características do Reino de Deus venham sobre o Brasil e o mundo até que este mesmo Reino se estabeleça por completo, em sua totalidade”, afirmou Davi Sacer.
Outra música que foi comentada pelo cantor foi “Único Senhor”, que é a 10ª canção do CD. Ela foi escrita por Davi durante um voo, o cantor lia o Evangelho de Marcos a passagem em que Jesus responde a um mestre da Lei que o indaga sobre qual é o mandamento mais importante.
“Quando eu li isso no avião, meu coração foi incendiado instantaneamente por esta declaração, e em pouco mais de meia hora, sentado na poltrona daquela aeronave, em lágrimas, Deus me deu essa canção”, relata.
Quem tiver acesso a este trabalho vai encontrar a resposta que Davi encontrou nos momentos de busca e quebrantamento. “O que está neste CD é o que eu tenho buscado e em parte vivido na presença de Deus, digo em parte, pois sempre existirá algo novo de Deus a ser revelado para aqueles que o buscam espero que, quem ouvir este CD, seja incendiado pelo mesmo fogo do espírito que está nos incendiando”, disse ele.
O disco começou a ser distribuído para todo o Brasil pela Som Livre, quem prefere adquirir as canções em formato digital já pode encontrar “Venha o Teu Reino” no iTunes.

Thalles Roberto lança single com participação de Naldo

Thalles Roberto lança single com participação de NaldoThalles lança single com participação de Naldo
A Universal Music Christian Group divulgou nesta semana o novo single de Thalles Roberto “Quero sua vida em mim” que traz a participação especial do funkeiro Naldo Benny.
Naldo se tornou amigo próximo de Thalles Roberto desde o episódio de fevereiro quando ele foi tocado a parar em um show do evangélico que se apresentava no Rio. Naquele show Naldo subiu ao palco e recebeu uma oração de Thalles passando a voltar a frequentar cultos religiosos.
A canção nasceu dessa experiência presenciada por milhares de pessoas e Naldo aceitou gravar por se sentir ligado à música que fala sobre alguém que tentou viver longe de Deus e percebeu que não era feliz sem Ele.
A história de Naldo, que na adolescência frequentava uma igreja evangélica, é parecida com a de Thalles, que mesmo sendo filho de pastor se distanciou dos caminhos, mas foi resgatado pelo amor de Jesus.
“O chamado que Deus me deu e a promessa que Ele me fez é que eu seria usado para trazer os filhos de volta para a Casa do Pai. O que Deus está fazendo na vida do Naldo é lindo”, disse Thalles.
Além de gravarem a música em estúdio, os cantores também gravaram o vídeo clipe de “Quero sua vida em mim” que será lançado em breve. O single fará parte do primeiro CD de Thalles Roberto pela Universal Music, disco que será gravado ao vivo em São Paulo no dia 30 de maio.
Ouça a canção “Quero sua vida em mim”: