domingo, 14 de setembro de 2014

VERSÃO IRÔNICA DA BÍBLIA


Versão irônica da Bíblia divide opinião de religiosos

“Deus e o diabo fizeram uma aposta louca”, é assim que começa a história de Jó no livro “God Is Disappointed in You”, uma Bíblia irônica ilustrada que foi lançada durante a Comic-Con 2014 que acontece em San Diego, nos Estados Unidos.
O livro é assinado por Mark Russell e ilustrada pelo cartunista Shannon Wheeler. A ideia do livro nasceu durante um bate papo entre os autores, como eles explicaram em entrevista ao portal UOL.
“Estávamos em um bar e o Shannon me disse que não entendia essa história. Aí eu expliquei para ele em poucas palavras”, disse Russell.
O livro traz o resumo dos 66 livros da Bíblia e todos possuem uma ilustração. No caso de Jó, Deus e o diabo estão sentados na mesa. No livro de Salmos, o Rei Davi aparece tocando um violão e o livro começa dizendo que ele era o mais famoso tocador de harpa da história.
A forma como os autores transcreveram a Bíblia desagradou diversos religiosos, tanto que na porta do evento alguns deles protestaram contra o livro, mas há alguns pastores que entenderam que a obra não tem o objetivo de ridicularizar a fé cristã.
“É um livro que promove o diálogo, e muitos religiosos não estão abertos a isso”, disse o pastor batista Mike Parnell que participou de um debate sobre o livro durante a Comic-Con. “Eu vejo por meio desse livro o que muitas pessoas se recusam a ver. A igreja tem machucado muita gente ao longo dos anos. E esse não é nosso papel. A igreja é um local de acolhimento e amor”, disse ele ao UOL.
Russell espera pelas críticas, mas se surpreendeu ao ver que muitos religiosos estavam procurando o livro para presentear amigos que não leriam a Bíblia tradicional.
“O importante é que as pessoas entenderam que não estamos ridicularizando as escrituras, mas tornando-as acessíveis para religiosos e não religiosos com uma linguagem contemporânea”, afirmou Wheeler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário