sábado, 7 de dezembro de 2013

U2 e a busca por Deus: críticos analisam letras e falam sobre as origens da banda liderada por Bono Vox

U2 e a busca por Deus: críticos analisam letras e falam sobre as origens da banda liderada por Bono Vox
A banda irlandesa U2 é sabidamente originária de uma reunião de seus músicos na Igreja Metodista, e muitas de suas letras são alusivas aos princípios cristãos ou às reflexões propostas por pensadores cristãos, como C. S. Lewis, por exemplo.
Em sua trajetória, a banda passou por diversas fases, e essas variações de pensamento foram registradas em suas músicas.
“Um bebê nasce em um presépio, em um tempo particular e em uma comunidade particular… Então, não é preciso ir à universidade ou fazer um doutorado para entender isso, basta ir à pessoa de Cristo”, declarou Bono Vox numa entrevista recente à FOFT, em Nova York.
A entrevista por ocasião do lançamento do 13º álbum da banda em 2014 mostra declarações contundentes do líder do U2 a respeito de sua fé em Deus. “Ou Jesus era quem dizia ser, ou realmente foi um louco. É preciso tomar uma decisão. E eu acredito que Jesus é o Filho de Deus”, afirmou Bono.
Em muitas das músicas da banda, a letra fala sobre a busca por Deus e a necessidade de viver em amor. Em “The Wanderer”, a banda fala de arrependimento e lamenta a futilidade de uma vida sem o Criador: “Eu saí à procura de experiência. Para experimentar, tocar e sentir… Enquanto o homem puder antes de se arrepender…”, dizem os versos da canção.
“Apesar disso, Bono e os demais componentes do grupo (com exceção de Clayton, que sempre se declarou agnóstico) passaram por uma crise de fé na década de 90, o que os levou aos excessos de álcool, sexo, drogas, ao divórcio de The Edge e a uma fratura no grupo carismático ao qual pertenciam, como reconheceu Bono: ‘Fui em busca do espírito e encontrei o álcool; fui em busca da alma e comprei a moda; quis encontrar Deus, mas me venderam religião’ (em alusão aos pregadores americanos)”, escreveu Enrique Chuvieco, no site Aleteia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário