sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Revista gay escolhe Papa Francisco como “personalidade do ano”

Revista gay escolhe Papa Francisco como “personalidade do ano”Revista gay escolhe Papa Francisco "personalidade do ano"
Este mês, a revista “Time” colocou na sua capa o Papa Francisco, dando a ele o título de “pessoa do ano”, ressaltando a importância de o pontífice ter mudado a mensagem da Igreja Católica. Segundo a revista, houve uma troca, ressaltando o perdão no lugar a condenação.
Para surpresa de muitos, a conhecida revista pró-gay “The Advocate” também escolheu o Papa Francisco como sua “personalidade do ano”. O anúncio foi feito dia 17, data em que o pontífice comemorou seu 77º aniversário.
A revista, que completa 46 anos, explica que fez essa honraria ao papa porque, embora a Igreja Católica oficialmente seja contrária ao casamento gay, Francisco mostrou uma “profunda mudança na retórica (anti-gay) em relação a seus predecessores”. A The Advocate havia colocado os papas João Paulo II e Bento XVI em listas do “Prêmio Fobia”, por declarações durante seus papados e consideradas homofóbicas pela publicação.
A capa coloca em destaque a frase de Francisco dita pelo papa durante uma entrevista após o término da Jornada Mundial da Juventude: “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?
A organização gay católica Equally Blessed [Igualmente Abençoados] acredita que a frase contém “algumas das mais encorajadoras palavras que um pontífice já disse sobre gays e lésbicas”. Três meses depois, Francisco disse em outra entrevista: “Quando Deus olha para um gay, ele confirma a existência dessa pessoa com amor, ou rejeita e condena esta pessoa?’ Nós devemos sempre considerar esta pessoa. Aqui entramos no mistério da humanidade”.
Muitas das declarações do Papa foram, elegantemente negadas pelo Vaticano. Um comunicado oficial explicava que a opinião de Francisco não mudava a posição histórica da Igreja Católica. Ou seja, que a tendência homossexual não é pecado, mas o ato sim.
Ainda assim, a comunidade gay e muitos liberais católicos comemoraram. A Advocate afirma que ninguém deve “subestimar a capacidade de qualquer papa de convencer corações e mentes na abertura para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)”.
Um detalhe que chama atenção é a presença (via Photoshop) do slogan “NO H8” no rosto do Papa. Para os americanos, esta é uma declaração forte, pois refere-se a uma lei que proíbe o casamento de pessoas do mesmo sexo na Califórnia. Com isso, implica-se que o papa está a favor do casamento gay. Até o momento o Vaticano não se pronunciou oficialmente sobre a presença do papa na capa da revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário