sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Visite Jerusalém através da internet


Já é possível que qualquer pessoa do mundo passeie pelas ruas de Jerusalém e conheça gratuitamente um pouco mais da Terra Santa. Basta ter um computador com acesso à internet e visitar o site www.360vr.tamiror.com/mtzeitim_en.
Trata-se de um novo projeto baseado nas fotos e no mapeamento do Google. O tour virtual da capital de Israel oferece uma impressionante visão de 360º graus de vários locais. Isso gera a sensação de que o usuário realmente está no local e pode vê-lo de todos os ângulos. O site indica que cerca de 50.000 pessoas de todo o mundo já usaram o sistema.
O projeto, lançado no final do mês passado, levou dois anos para ser concluído. O ponto de partida é o Monte das Oliveiras e o internauta pode ter uma visão panorâmica da Cidade Velha de Jerusalém. Também é possível fazer uma visita a vários locais judaicos na Cidade Velha e seus arredores, como com a Universidade Hebraica no Monte Scopus a leste, ou o tradicional bairro Moshe Yemin, na parte oeste.
Tamir Orbaum, criador e proprietário do site “Fotografia Tamir 360°”, decidiu tomar essa iniciativa ao perceber havia uma “representação desequilibrada” dos locais sagrados no programa Google Earth. Como visitar Jerusalém é o sonho de milhões de religiosos em todo o mundo, ele decidiu fazer algo. “Peguei uma câmera digital e comecei a fotografar o bairro judeu dentro da Cidade Velha”.
Após colecionar centenas de imagens, Tamir usou softwares de uma tecnologia única, criando uma experiência bastante realista.
Com a boa repercussão, ele diz já ter projetos para fazer atualizar as imagens de Jerusalém, e estender o tour a outros locais sagrados para judeus e cristãos em Israel. Também quer fazer algo semelhante, gerando imagens dos campos de extermínio nazistas na Polônia, permitindo que qualquer pessoa possa ver de perto como os judeus eram tratados durante o Holocausto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário