sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Chico Xavier é eleito “o maior brasileiro de todos os tempos”


Chico Xavier é eleito “o maior brasileiro de todos os tempos”

Com 71,4% dos votos, Chico Xavier foi eleito “o maior brasileiro de todos os tempos”. O programa do SBT começou em 11 de julho a eleição, baseado no programa 100 Greatest Britons da emissora BBC, foram produzidas doze edições.



Segundo a emissora, o objetivo do programa é “eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade.”



A grande final da votação aconteceu na noite desta quarta, 3 de outubro. No início da competição 100 nomes foram indicados. As eliminatórias foram acontecendo e restaram três concorrentes: Santos Dumont, Chico Xavier e Princesa Isabel.



Na maioria dos paises que exibiram programas com formato semelhante, políticos venceram. Na edição brasileira concorriam os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Getúlio Vargas (1882-1954) e Juscelino Kubitschek (1902-1976). Todos acabaram derrotados.



“A Figura dos Políticos está em baixa, isso pode explicar a ausência deles nesta última etapa”, afirma David Fleischer, cientista político e professor da Universidade de Brasília.



Depois de vencer um dos favoritos, Ayrton Senna, na fase semifinal do programa, Chico Xavier como o grande vencedor da competição cujos votos do público foram computados pela internet e via SMS. No palco, Chico foi representado por Saulo Gomes, autor do livro “As Mães de Chico Xavier”, que virou filme recentemente.



Durante o programa, o apresentador Carlos Nascimento destacou que Carlos Chico Xavier sempre foi considerado um mensageiro do amor. Um homem sereno e humilde que tocou o espírito de seus seguidores. Foram mais de 400 obras psicografadas publicadas em diversos idiomas, uma vendagem superior a 50 milhões de exemplares.



“Com apenas 21 anos, psicografou o primeiro livro. Logo viriam mais publicações, os elogios e as críticas. Durante toda a sua vida, ele teve que lidar com acusações e desconfianças dos descrentes na sua obra. Sua mensagem chegou a milhões de pessoas. Muitos são os relatos de vidas transformadas através das suas palavras”, segundo o site do SBT.



Nas redes sociais, muitos comemoraram, mas houve quem criticasse. Tanto no Facebook quanto no Twitter era possível ler mensagens do tipo “Chico Xavier é o maior brasileiro de todos os tempos! Os ateus e evangélicos pira”.



Algumas curiosidades sobre o vencedor



- Sempre usava óculos escuros porque sofria de um tipo de catarata que não tinha cura.

- Aos 4 anos, Chico Xavier dizia que via espíritos. O pai pensou que o menino estava com o “demônio no corpo”.

- O primeiro livro de Chico Xavier tinha 259 poesias ditadas por 56 poetas mortos, entre eles Olavo Bilac e Castro Alves.

- Durante sua vida, Chico Xavier nunca ganhou dinheiro como médium. Trabalhou como operário e foi até datilógrafo.

- Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, já teria vivido como um senador romano, um escravo e até mesmo um padre.

- A estreia do filme Chico Xavier ocorreu no mesmo dia em que o médium completaria 100 anos se estivesse vivo.

- Mesmo com problemas de saúde, como hérnia de disco e angina, Chico Xavier cumpriu sua missão espírita por toda a vida.

- Viajou para os Estados Unidos, em 1965, com intuito de divulgar o espiritismo no exterior.

- Tinha uma única vaidade: usava peruca para esconder sua calvície.

- Chico Xavier psicografou cerca de 10 mil cartas de desencarnados durante toda sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário